[Iberê] Curso de Gerenciamento de escritórios de projeto e construção - PRESENCIAL 
Textos sobre Iberê M. Campos
Link desta página: http://imcampos.com.br/evento.php?ar=7&a=&Cod=10&w=1745&op=i
Retornar...

Curso de Gerenciamento de escritórios de projeto e construção - PRESENCIAL

PRÓXIMAS TURMAS
Por enquanto não existe programação para futuras datas, mas você pode manifestar seu interesse e entraremos em contato assim que tivermos novidades:

IMPORTANTE:
Este é um curso presencial que foi criado e ministrado pelo Prof. Iberê na Belas Artes, em São Paulo (SP), de 2011 a 2018.
Em setembro de 2018 este curso deixou de ser oferecido na Belas Artes, porque foi digitalizado para ser oferecido EM VERSÃO ONLINE. Também é oferecido em versão presencial na sede do Instituto Luzes, em São Paulo, e em outras instituições.
Na versão online, as aulas foram gravadas permitindo que o aluno assista quando quiser, pelo Youtube. O valor do curso online inclui atendimento personalizado pelo Skype, HangOut ou WhatsApp, quando os alunos poderão fazer perguntas ou apresentar casos reais onde precisam de orientação.
Todo o conteúdo da versão online pode ser assistido num PC, Mac, Smartphone ou Tablet com acesso de banda larga à internet.

O objetivo deste curso é ajudar o profissional a iniciar ou expandir sua empresa (ou carreira) de projetos e obras, entendendo as condições do mercado e do trabalho do arquiteto, aplicando os conhecimentos de administração, marketing, empreendedorismo, gestão de negócios e planejamento estratégico para aumentar seus rendimentos, organizar sua empresa e preparar seu futuro. Além de exaustivas explicações sobre cálculo de custo e venda de projetos, dá dicas preciosas sobre negociação com os clientes, demonstrando quais são as barreiras e dificuldades a vencer e quais são as técnicas necessárias e as observações importantes a serem levadas em conta.

Assista ao video de apresentação (10'50")
Clique aqui para ver direto no youtube caso não esteja conseguindo visualizar

A atividade profissional do arquiteto (e de todos os demais profissionais que vivem de projeto e planejamento) tem características especiais, que as diferenciam das demais profissões. O arquiteto (designer, paisagista, decorador...) precisa ater-se tanto à arte quanto à técnica, e é comum não estar preparado ou não preocupar-se como deveria com a sua carreira e com a administração do seu negócio, entendendo-se aqui como “negócio” o escritório ou ateliê, enfim, o espaço e empresa onde desenvolve sua atividade profissional.

Com o tempo, este desleixo com a parte administrativa a falta de uma diretriz nos negócios acaba prejudicando seu desempenho, não raro levando à insolvência financeira (falência) dos escritórios. Esse curso começa analisando qual é o diferencial dos arquitetos (designers, decoradores...) bem sucedidos daqueles que fracassaram na profissão, mostrando os caminhos mais indicados e os cuidados a serem tomados para ter uma empresa de arquitetura, decoração ou design bem sucedida. Na seqüência, explica como chegar num preço correto para cada serviço e como apresentar este preço para os clientes, empregado técnicas de negociação criadas com base na experiência e na psicologia.

PROGRAMAÇÃO:

1º dia – Carreira e exercício profissional

  • Panorama do mercado para arquitetos e designers
  • Porque certos profissionais progridem e outros não?
  • Como manter um escritório de arquitetura no mercado
  • Conceitos básicos do exercício profissional
  • O círculo vicioso dos arquitetos bem sucedidos
  • Porque é necessário ter um escritório (ou ateliê)?
  • A questão dos paradigmas dos arquitetos
  • Perfil do contratante de uma empresa de arquitetura e construção
  • Premissas básicas para o arquiteto que pretende ser bem sucedido
2º dia – Planejamento empresarial
  • A questão do sócio - dicas para ter um sócio
  • Capital de giro e o acerto mensal
  • A questão da pessoa jurídica ou física
  • A questão do nome da empresa
  • Planejamento empresarial e operacional
  • A importância do “plano de negócios”. Como fazer?
3º dia – Valor de obras, tabelas de preço, noções de custo e orçamento
  • Métodos usados para calcular os honorários do arquiteto e designer
  • Cálculo do valor de projeto pelo CAU: métodos percentual e preço de custo + encargos
  • Cálculo simplificado do valor de projeto pelo SINAENCO
  • Cálculo simplificado pelo valor do metro quadrado
  • Cálculo do valor real da hora-técnica de um profissional de projetos e construção
  • Exemplos práticos de cálculo de honorários para construções e reformas, usando os diversos métodos apresentados
4º dia – Administração interna, divulgação, marketing e vendas
  • O que causa o sucesso ou o fracasso de um ateliê?
  • Controle de caixa e controle de custos
  • Como saber se estou cobrando certo?
  • Controles internos, com um mínimo de burocracia
  • Considerações sobre vendas e contatos
  • Marketing, vendas e relações públicas
  • Dicas práticas para conquistar (e manter) clientes

METODOLOGIA:

Exposições verbais, com apoio de apresentações de Powerpoint e vídeos. Discussões sobre os temas apresentados. Exposição e análise de situações reais. O material utilizado será disponibilizado para download, com exceção dos vídeos que tiverem direitos autorais reservados.

SOBRE O PROFESSOR:

Iberê M. Campos é arquiteto (Mackenzie, 1982) com especialização em Gerenciamento de Empreendimentos (FGV-SP, 1985) e mestrado em arquitetura e urbanismo (FAU-USP, 2015) com larga experiência em projetos e obras. É editor de revistas e livros especializados em informática desde 1988. Foi o fundador e primeiro presidente da ONG Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento da Arquitetura, que administra o portal Fórum da Construção. Fundou também o Instituto Luzes, voltado para a divulgação de conhecimentos técnicos para os colegas arquitetos e para a população em geral. É professor de cursos de extensão do SENAC e do Centro Universitário Belas Artes.

SOBRE O LOCAL:

O curso é realizado num dos confortáveis auditórios do Centro Universitário Belas Artes, no bairro da Vila Mariana em São Paulo, SP, com fácil acesso ao metrô.
Caso você queira realizar este curso em sua empresa ou cidade, entre em contato conosco para solicitar um orçamento e saber das demais condições.

PRÓXIMAS TURMAS:

Veja quadro “Próxima turma” para mais informações.

Avaliação feita pelos alunos da 4ª turma (*)
(realizada entre 15 a 18 de abril de 2013)
Atendimento dos funcionários da Belas Artes9,0
Informações fornecidas no catálogo/site8,0
Procedimento para inscrição8,6
Conforto e limpeza do local8,4
Equipamentos utilizados no curso8,6
Pontualidade do professor9,8
Conteúdo apresentado pelo professor9,6
Metodologia/ Dinâmica do professor em sala9,8
Horário/ Dias que o curso é oferecido8,4
Quantidade de alunos por sala9,2
Média geral da avaliação9,0
(*) Ao término da aula os alunos preenchem uma “pesquisa de satisfação”,
onde são avaliados os itens acima (a nota máxima é 10).
Avaliação feita pelos alunos da 3ª turma (*)
(realizada entre 4 a 7 de fevereiro de 2013)
Atendimento dos funcionários da Belas Artes8,8
Informações fornecidas no catálogo/site7,4
Procedimento para inscrição8,2
Conforto e limpeza do local8,6
Equipamentos utilizados no curso8,6
Pontualidade do professor10,0
Conteúdo apresentado pelo professor9,6
Metodologia/ Dinâmica do professor em sala9,0
Horário/ Dias que o curso é oferecido8,8
Quantidade de alunos por sala9,2
Média geral da avaliação9,0
(*) Ao término da aula os alunos preenchem uma “pesquisa de satisfação”,
onde são avaliados os itens acima (a nota máxima é 10).
Avaliação feita pelos alunos da 1ª turma (*)
(realizada entre 28 a 31 de agosto de 2012)
Atendimento dos funcionários da Belas Artes9,23
Informações fornecidas no catálogo/site9,08
Procedimento para inscrição9,85
Conforto e limpeza do local9,08
Equipamentos utilizados no curso8,77
Pontualidade do professor9,23
Conteúdo apresentado pelo professor9,54
Metodologia/ Dinâmica do professor em sala9,23
Horário/ Dias que o curso é oferecido8,15
Quantidade de alunos por sala9,23
Média geral da avaliação9,14
(*) Ao término da aula os alunos preenchem uma “pesquisa de satisfação”,
onde são avaliados os itens acima (a nota máxima é 10).